Vale a pena gente!!!

Cupom de Desconto

segunda-feira, abril 25, 2011

Desaparecimento da Infância???

Um assunto que tem sido muito discutido  nas aulas e palestras de Psicologia tem sido aqueles referentes às antigas fases de desenvolvimento:

Infância ---> Adolescência ---> Fase adulta

Podem me perguntar, mas Ná, como assim antigas??? Pois é minhassss queridasss, acho que poderíamos mudar o esquema para:

Infância <--- Adolescência ---> Fase Adulta

Cada vez mais a adolescência tem tomado conta  tanto da infância, como da fase adulta... São adultos que muitas vezes buscam competir com seus filhos em baladas, uma busca cada vez maior por cirurgias para retardar a chegada de rugas, mas o que realmente assusta: as crianças.... repararam?? estão vestindo-se e comportando como adolescentes, é cada vez mais raro encontrar crianças que brinquem, que façam coisas de crianças, que não estejam usando roupas da moda de adultos, que não assistam programas que não seriam adequados para sua idade... fora que e o início da vida sexual? Cada vez mais cedo temos meninas grávidas (11 e 12 anos), a menarca está acontecendo antes também, é uma mudança sócio-cultural que está afetando todo o desenvolvimento do ser humano...


Há menos diferenciação entre a alimentação de adultos e crianças... hoje criança come lanche cada vez mais cedo, tem pais que até colocam Coca-Cola na mamadeira para seus filhos... conseqüências??? Crianças obesas desde muito cedo:


Quem são seus ídolos?? Se antigamente crianças de 5-7 anos, assistiam Castelo Rá-Tim-Bum e outros programas educativos, hoje a maioria já vê novela e ouve Lady Gaga:

Laura - 8 anos
E que tal sutiã de bojo para meninas de 6 anos??? Afinal, para que esperar até os 8-9 anos mais ou menos quando eles começam a aparecer né?!


nº do sutiã = 06


São infinitos exemplos que podemos ver na televisão, na família, com vizinhos, conhecidos e até famososss... Vamos ver algumas fotos da Suri, filha do Tom Cruise:





Estaria a infância desaparecendo?? Que efeito terá esse nova forma de existir sobre o desenvolvimento moral dessas crianças?? Crianças que não tem mais tempo (como os adultos), tem uma rotina cada vez mais cheia de atividades, sem espaço para processar uma realidade que se mostra cheia de informações e mudanças que transformam a cada dia o que tinhamos antes como ponto de apoio e segurança...

Acho que esse é um assunto essencial para ser discutido... ainda mais que o que vemos é uma antecipação de comportamento e de visual que não acompanha o desenvolvimento do organismo...

Esse é um post mais para reflexão... Já pensaram sobre isso? Vocês tem observado toda essa mudança?


Gerador de Texto em Glitter - M&IGerador de Texto em Glitter - M&IGerador de Texto em Glitter - M&IGerador de Texto em Glitter - M&IGerador de Texto em Glitter - M&IGerador de Texto em Glitter - M&I

11 comentários:

  1. Oi Nah, tudo bem linda? Curtiu bastante o feriadão com a família e o love?

    Ótimo post...muitas pessoas deveriam sim parar e pensar em que fase da vida estou? Qual fase meu filho ou minha filha está? Realmente a infância está acabando, o que antes era de 9 a 10 anos, hoje a criança só é criança até no máximo 5 ou 6 anos...culpa dos pais, da sociedade, de pessoas próximas, que acham lindo crianças que deveriam está formando seu caráter, sua personalidade, estão repetindo gestos e trejeitos de pessoas que não tem nada de bom a oferecer a eles, e que no máximo tem idade para ser pai ou mãe dos mesmos.

    Sempre digo que a minha adolescência foi super bem vivida, e nunca tive vontade de avançar na idade...coisa que hoje está difícil de se ver, crianças de 11 e 12 anos, querendo ser comparadas a mocinhas ou meninos namoradores que pegam todas.

    Aonde a nossa infância e juventude vai parar?

    Vamos prestar mais atenção nos nossos filhos, sobrinhos ou netos, para que mais a frente não sejamos acusados de omissão e culpados pela pessoa que se tornaram...porque aí não vai adiantar chorar.

    Aff, esses assuntos se deixar eu fico horas aqui escrevendo, rs...amei o post e a forma de abordagem referente a criação das nossas crianças.

    Linda semana para ti, fique com Deus!!!

    Beijinhos :)******
    www.saladamista2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Observo e muito...tem muitas outras coisas q vem atreladas a isso... repare q os pre adolescentes/adolescentes tem sofrido de "falta de expressão", não sabem mais demonstrar qdo estão realmente contentes com algo ou ñ... só se eles pudessem "ser" emoticons de msn... olha, não sei até onde isso vai, e nem como poderia ser revertido, mas que da medo, ah, da...
    Muitas coisas estãos e perdendo....a infancia...a velhice...ninguém mais quer ser "velho", mas e tudo q um "velho" adquiriu de experiencia e vivencia?? não conta...?! Tá tudo bagunçado...=/

    Bjus e ótima reflexão..

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei sim flor, e me dá medo , ainda mais pq tenho duas filhas,e uma que já tá chegando nos nove anos, tento ser muito amiga dela pra que não aconteça o inesperado na adolecência. beijos cor de rosa chock

    ResponderExcluir
  4. Concordo muito com vc e estava comentando esses dias com minha mãe... se vc for em uma loja compras roupas de crianças vc ja nota a diferença... tudo muito adulto... as crianças estão perdendo sua inocencia, sabendo assuntos que não são pra elas saber...

    Te espero lá no Ponto!
    bjs
    http://www.pontocorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho muito triste isso, muito mesmo, e a maior culpada é a TV.
    Tudo muito precoce,um horror!!!onde vamos parar????
    Criança tem que ser criança, adolescente tem que ser adolescente e adulto é adulto.Não vamos pular as fases, cada uma tem que ser vivenciada no seu tempo.
    Bj
    Helia

    ResponderExcluir
  6. Nah querida, estou perplexa! Sei disso tudo, mas parar pra pensar dói! Meu marido não lembra nadica da infância, nem com os pais, eu consigo lembrar bastante coisa boa, principalmente que brincava na rua de amarelinha, que minha avó ficava na calçada e que fechavamos a porta de casa bem tarde da noite, eu não lembro de som alto, nem de zueira na rua, e... sinto muito falta disso, por aqui um menino de 9 disse para outro que ao beijar a menina teria deixado ela gravida!!! da pra acreditar? Meu marido não deixou que minha filha tivesse orkut. Estar na rua não da, nem um pouco, só tem marmanjo empinando pipa, e moleque que fala besteira e palavrão... ela fica trancada, e é na escola a diversão, problema, porque do mesmo jeito ela vem com seus quase 9, fulana ta com não sei quem, fulano não quer mais, as fulanas brigaram por não sei quem!!! Acho que eu to velha, eu e meu marido proibimos, mas isso para??? Acho que não!

    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  7. EU NAO SOU DE COMENTAR BLOGS EM GERAL... Mas é um absurrrrdo essa falta de infancia que temos visto hj em dia. Pressão da midia e insentivo(inconsequente dos pais)
    Todas as fases da vida são importantes e é necessário vivermos cada uma delas.
    Essas crianças "adultizadas" serão verdadeiros adultos problemáticos e frustrados querendo voltar a ser criança uma vez que nunca foram.
    Saudades do tempo da minha vó onde criança brincava de pic esconde, bicicleta;respeitava pai e mãe; comia frutas e legumes e crescia saudavel no corpo e na mente.
    Principios corretos não são negociáveis e não deveriam ser mudados.
    1 bjo pra todos! boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada flor!!

    Então, é um papo sério, antigamente vivíamos sem cobranças de parte da mídia, das escolas e até mesmo dos próprios pais...é lamentável e até me preocupo bastante em ter filhos, pq essa geração e as demais que ainda virão teremos que ter mta clareza e dissernimento de sabermos lidar e aconselhar!

    Cabe a tv ter cuidado com o que passa e tb não se preocupar só em vender.

    Bezoo flor!

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, as crianças apenas deixaram de viver no mundo das bonecas para a vida real (as bonecas nao eram crianças, eram mulheres), ou seja, querem ter a vida que uma Barbie teria: roupas estilosas, querem sair sem dizer para onde vão - chegam até a fumar e a namorar como adultos! É impressionante sim, a tv piora a situação e a escola, nem se fala - basta passar em frente a uma escola na hora da entrada e saída. Infelizmente, o mundo do século XXI...

    ResponderExcluir
  10. Super concordo com vc!!! Hoje em dia vemos dois segmentos:
    criança metida à adulta - mandando e desmandando em casa. Com apenas 5 ou 6 anos decidindo como se fosse adulto sobre o q vai comer ou vestir. Usando maquiagens e afins. Conheci no meu estágio uma menina de 11 anos que já mantinha relações sexuais com seu namorado.

    E adulto que age como adolescente - qntas pessoas mais velhas encontramos q (talvez por não ter tido uma infância e adolescência plena) age como se tivesse 15 anos de idade, não só na maneira de se vestir, mas tbm na falta de responsabilidade. Minha vizinha chega cair no ridículo, ela tem 38 anos e fala e se veste como uma menina de 15 anos desde q se separou do marido. Ela tem dois filhos adolescentes e são eles que resolvem os problemas da casa pq ela só quer saber de sair e se divertir. Ela diz que como se casou muito nova (com 15 anos) agora ela quer aproveitar a vida.
    Acredito q temos q refletir sobre como vivemos a nossa vida pra q não aconteça conosco esse tipo de coisa no futuro!!!

    ResponderExcluir
  11. OI flor, passei por aki e estou gostando. Seu blog é muito fofo, amei o layout dele lindo mesmo. Bem eu graças á Deus tive infancia, meus filhos qndo eu tiver, pois agora que tenho 4 meses de casada. Eles vão ter infancia, eu acho que as meninas que n tiveram sofrem mais doque os meninos em mesma situação, geralmenet são mais expostas e isso gera uma série de circustâncias desagradaves que vai da esposição física ao sexo sem responsabilidade. Tenho muito medo do mundo hj em dia, e as crianças que nascem nele tem que ser bem cuidadas em tudo... Nada mais fofo q uma menininha de 8 anos com vestidos de bolinhas e laço nas costas haha.


    Grande beijo!! Já to seguindo vc, e aguardo sua linda visita como retribuição, se puder pode me seguir tá?


    Bzitos,


    www.scarpindafran.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Usa a linguagem que quiseres; nunca poderás dizer senão o que és."
(Emerson)

"Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te."
(Pitágoras)

RESUMINDO: São bem-vindos muitos tipos de comentários, mas APENAS COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS...

Obrigada pela atenção!!! O carinho de vocês ajuda a manter o Vaidade Sutil mais belo!!!

Nah =^.^=

COM ORGULHO:

Top Postagens